Nossa Equipe

Nossa Equipe

Nossa equipe é formada por alunos e alunas de graduação da Universidade de São Paulo. A cada ano, para que se preencham as vagas da equipe, promovemos um rigoroso processo de seleção para as vagas de professor, plantonista e monitor de redação. Esses membros selecionados atuam não apenas nas atividades de sua área de conhecimento específica, mas auxiliam no funcionamento geral do cursinho.  Toda a equipe, inclusive, elege, em votação anual, os membros de nossa coordenação. Em nossas dinâmicas fazemos sempre um esforço para afastar qualquer tipo de hierarquização, agindo de forma democrática e horizontal.

Monitores de redação

Os monitores de redação atuam como plantonistas, mas acumulam as funções de corrigir os textos entregues pelos alunos e de guiar discussões semanais sobre propostas de redações, com temas variados. Os alunos são divididos em pequenos grupos e têm a possibilidade de debater o tema que lhes é proposto, guiados por um monitor que fomenta a discussão e esclarece aspectos importantes de estruturação do texto.

Plantonistas

A equipe de plantonistas é dividida por disciplinas. Os plantões diários visam à satisfação de dúvidas relacionadas a exercícios ou à matéria das aulas. O plantonista, além de sanar essas dúvidas, atua em conjunto com a equipe de sua área de conhecimento na estruturação do curso e preparação de dinâmicas específicas.

 Professores

As áreas do conhecimento são divididas em frentes específicas. Para cada uma dessas frentes, há um professor, responsável por preparar e ministrar as aulas, além de, em conjunto com sua equipe, elaborar exercícios, dinâmicas e materiais didático-pedagógicos de forma geral. Essa divisão por frentes permite um maior aprofundamento e facilita o aprendizado.